Goleiro eslovaco Jaroslav Halak defendeu oito franquias ao longo da sua carreira, tendo feito a sua última partida em 2023 pelos Rangers
Nesta sexta-feira (18), em entrevista à Tomas Prokop do Dennik Sport, o goleiro eslovaco Jaroslav Halak anunciou oficialmente a sua aposentadoria do hockey, encerrando sua carreira com 17 anos jogados na NHL.
Jaroslav Halák has officially retired at age 40. He played in the NHL from 2006 to 2023, appeared in 581 games, suited up for eight teams, and won the William M. Jennings Trophy twice. He confirmed it to me in an interview for @DennikSport pic.twitter.com/OD8sjkAEaB
— Tomáš Prokop (@Lewysko) July 18, 2025
Halak foi selecionado na nona rodada do Draft de 2003 pelo Montreal Canadiens, mas fez a sua estreia na liga somente na temporada 2006-07. Ao longo de sua trajetória na liga, ele defendeu a meta de oito franquias: St. Louis Blues, Washington Capitals, New York Islanders, Boston Bruins, Vancouver Canucks, e New York Rangers.
Nos seus 17 anos na NHL ele disputou 581 jogos, tendo um recorde de 295-185-69 (vitórias, derrotas e derrotas na prorrogação), 53 shutouts, além de 91,5% de disparos defendidos, uma média de 2,5 gols tomados. Já nos playoffs, foram 39 aparições para uma média de 91,9% de disparos salvos. Vale nota a campanha dos Canadiens de 2009-10 que chegou até as Finais da Conferência Leste, na ocasião ele desbancou Carey Price da titularidade.
O goleiro eslovaco venceu em duas ocasiões, 2011-12 e 2019-20, o troféu William M. Jennings, dado ao goleiro menos vazado com um mínimo de 25 jogos na temporada regular. Além disso, ele terminou duas vezes entre os dez melhores na votação do Troféu Vezina – dado ao melhor goleiro da temporada regular – e na temporada 2014-15, ele fez a sua única aparição na carreira no jogo dos All-Star.
A nível internacional, o goleiro de 40 anos defendeu a Eslováquia desde os júniores, com duas copas do mundo da categoria disputadas. Posteriormente, ele ainda jogou duas olimpíadas e três copas do mundo de hóquei. Halak ainda liderou o “Time Europa” a campanha vice-campeã da Copa do Mundo de 2016.
Por fim, sua última partida na liga foi dia 13 de abril de 2023, quando defendia os Rangers. Na temporada seguinte, ele passou por um tryout com o Carolina Hurricanes, mas foi liberado antes de disputar sequer uma partida.
Aspirante a engenheiro e maluco por esportes desde berço. Veio cedo o interesse pelo hóquei, devido ao desenho dos Super Patos ter marcado a infância. Pela ligação com Pittsburgh, tornou-se fã dos Penguins, Steelers e até pelos Pirates (mesmo ainda sendo um pouco confuso o beisebol).
Read more