Goleiro que conquistou seis títulos com os Habs, Dryden morreu devido a complicações de um câncer
Neste sábado (6), o Montreal Canadiens anunciou a morte de Ken Dryden, icônico goleiro da franquia, aos 78 anos, que lutava contra um câncer. O anúncio foi um pedido da família, informando que o goleiro faleceu na sexta-feira (5) e pedindo privacidade para os familiares.
“Ken Dryden era um atleta excepcional e também era uma pessoa excepcional. Atrás da máscara, tinha um homem incrível. Nosso luto não é somente por um de nossos pilares enquanto franquia, mas também por um homem de família, um cidadão exemplar que causou impacto em todos a seu redor.” disse o dono dos Canadiens, Geoff Molson.
Dryden liderou a década mais vitoriosa dos Habs na NHL, quando conquistou seis Stanley Cups entre 1970 e 1979. Nesse período, o goleiro ganhou o troféu Calder, de melhor calouro, além de cinco vezes levantar o troféu Vezina, dado ao melhor goleiro. Em 1971, ainda levou pra casa o Conn Smythe, como MVP dos playoffs.
Dryden foi indicado ao Hall da Fama em 1983, quatro anos após a sua aposentadoria, fechando a carreira com uma média de 92,2% de defesas e 2,24 gols sofridos por partida na NHL. Nos playoffs, impressionou com 80 vitórias em 112 jogos.
Além dos Habs, o primeiro ministro do Canadá também falou sobre a morte do jogador. “Poucos canadenses defenderam e representaram o país como Ken. Ele foi o melhor do Canadá, que possa descansar em paz.” disse Mark Carney.
Após deixar o gelo, Dryden se tornou comentarista de hóquei e esteve ao lado de Al Michaels na histórica transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, disputados em Lake Placid nos EUA, quando a seleção local derrotou a então União Soviética para ganhar a medalha de ouro. Por fim, chegou a presidir o Toronto Maple Leafs entre 1997 a 2004, para depois entrar na política, chegando a ser ministro de Desenvolvimento Social durante o governo de Paul Martin em 2004.
Professor de educação física, carioca, viciado em esportes americanos desde do tempo de vasculhar o UHF atrás do sinal da ESPN. Fã de NBA e NFL, mas doente pela NHL. Torcedor “sediado” em Boston, adora os Celtics, Red Sox e Bruins, mas como gosta de sofrer, na NFL torce pelo Buffalo Bills!
Read more