Capitão do time de Pittsburgh aprecia os momentos de glória da equipe e espera que eles voltem a acontecer
Sidney Crosby, capitão do Pittsburgh Penguins, é, de longe, o melhor jogador da equipe. Portanto, não é de se estranhar que rumores sobre uma possível saída do veterano existam.
Porém, ao contrário do que dizem os rumores, Crosby tem planos de continuar com os Penguins. Apesar disso, o atacante sente saudades dos dias de glória do time.
“Você prefere falar sobre quem vamos receber no deadline ou onde estamos, se estamos em primeiro, segundo ou terceiro na divisão”, disse Crosby aos repórteres, na turnê de imprensa dos jogadores da NHL/NHLPA, nesta segunda-feira (8), segundo John Matisz, do theScore. “Mas é uma daquelas coisas em que a parte difícil de perder é essa. Todo mundo pensa que a derrota é: o cronômetro toca, você perde o jogo, e isso é péssimo. Mas há muito mais do que isso”.
“É a rotatividade. É o desconhecido, a incerteza, os pontos de interrogação. Isso é o que é difícil. Faz você valorizar os anos, todos aqueles anos em que estávamos competindo e buscando aquela grande aquisição em cada trade deadline. Não acho que [na época] tenha dado como certo, mas, definitivamente, valorizo muito mais agora”.
O agente de Crosby, Pat Brisson, espera que os Penguins “tenham uma ótima temporada e que as especulações acabem”, disse ele a Pierre LeBrun, do The Athletic. No entanto, ele reconheceu que um período prolongado no fundo da NHL pode levar Crosby a deixar Pittsburgh.
“Quer dizer, estou respondendo a algo que, vamos colocar desta forma, é sempre uma possibilidade, sabe?”, disse Brisson, quando questionado se Crosby consideraria uma troca. “Faz três anos que eles não chegam aos playoffs. Tudo depende de como Sid vai se sair e como o time vai se sair. Mantenho a mesma posição de que acredito que ele deveria jogar hóquei nos playoffs todos os anos, na minha opinião”.
Crosby, por outro lado, afirmou seu comprometimento com os Penguins nesta terça-feira (9). “Estou preocupado em jogar por Pittsburgh”, disse o capitão. “Não considerei seriamente mais nada.
“Entro na temporada tentando fazer o meu melhor para estar pronto e garantir que nos daremos todas as chances. Não penso nisso. Sei que, se toda a minha energia não estiver direcionada para o que precisa estar, não estarei me dando a melhor chance de dar certo”.
“Se chegasse a esse ponto, eu discutiria, mas não me sinto preparado [para deixar os Penguis]”.
Selecionado pelos Penguins como a primeira escolha geral no Draft de 2005 da NHL, Crosby possui um histórico de 1.687 pontos (625 gols e 1.062 assistências) em 1.352 jogos. Em 2024-25, o atacante de 38 anos fez 33 gols e 58 assistências, totalizando 91 pontos em 80 partidas.
Com Pittsburgh, Crosby ganhou três Stanley Cups, em 2009, 2016 e 2017. No entanto, os Penguins ficaram de fora dos playoffs nos últimos três anos, além de não ganharem uma série da pós-temporada desde 2018.
Agora, Crosby iniciará um contrato de dois anos e US$ 17,4 milhões, assinado em 16 de setembro de 2024.
Então, para os torcedores — e jogadores — dos Penguins basta esperar que 2025-26 seja uma boa companha para o time e, consequentemente, para Crosby.
Jornalista paulistana, que mora em Brasília, apaixonada por esportes americanos. Corinthians desde o berço, também sofro pelo Boston Bruins, Miami Heat e San Francisco 49ers.
Read more