Brasileiro de 17 anos Mathias Alessanco escolheu o RWE, da Overtime Elite, para dar sequência à sua carreira e ao sonho de jogar na NBA
O ala brasileiro de 17 anos Mathias Alessanco escolheu o RWE, da Overtime Elite, para dar sequência à sua carreira e ao sonho de jogar na NBA nos próximos anos. Arthur Salazar, do portal Tabelado de 3, antecipou a informação nesta terça-feira (15).
Com 2,06 m de altura, o jovem vinha atuando pelo Real Betis, da Espanha. Recentemente, fez sua estreia pela seleção brasileira principal, e deve estar presente na disputa da AmeriCup, realizada na Nicarágua durante o mês de agosto. Em entrevista concedida a Arthur, o jogador comentou a escolha pelo Overtime Elite.
“Tem uma estrutura muito boa, com as quadras uma perto da outra, o ginásio principal, a visibilidade… Então, eu acredito que ali é o melhor lugar que eu poderia escolher. Os ‘coaches’ estão lá toda hora para você treinar, e eu gosto muito de treinar e melhorar, então quando eu tenho essas facilidades, de treinar sem limites, eu acho espetacular e por isso eu escolhi a Overtime Elite”, explicou.
RWE may have the next Luka 👀 @mathi__17 pic.twitter.com/sG3WjhMXZo
— Overtime Elite (@OvertimeElite) July 15, 2025
No último mês de junho, Mathias participou do ‘Top 100 camp’, evento promovido pela associação de jogadores da NBA (NBPA) que reúne os melhores atletas sub-17 do planeta. Além disso, também esteve presente em eventos semelhantes realizados na Europa. O jovem talento espera, em breve, defender uma equipe da NCAA. Até então, já visitou as tradicionais universidades do Texas e de Michigan.
“É surreal, tudo é surreal”, disse o ala, sobre as visitas. “Acredito que todas as grandes universidades são assim, mas Texas e Michigan me impressionaram bastante. Tudo é muito fácil. A estrutura, a quadra que é 24h, tem sempre alguém para pegar rebote para você, música no ginásio, academia muito boa, dormitório perto da quadra, comida boa… Então, é muito fácil treinar ali. É muito fácil ser bom ali”.
A Overtime Elite, nova casa da joia brasileira Mathias Alessanco, é uma liga pensada para jogadores de 16 a 20 anos que buscam uma oportunidade na NBA ou no basquete universitário. Atualmente, conta com oito times, e um formato de disputa semelhante ao da associação.
No RWE, Alessando se juntará ao armador Taylen Kinney, 17° na lista das 100 maiores promessas da classe de 2026 da ESPN. Outros três jogadores da liga também fazem parte da lista: Adam Oumiddoch, Moustapha Diop e Parker Robinson.
Nos últimos anos, os irmãos Amen Thompson e Ausar Thompson, hoje jogadores de Houston Rockets e Detroit Pistons, respectivamente, se destacaram na disputa do Overtime Elite e terminaram selecionados na quarta e quinta posições do Draft de 2023.
Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL e NFL, onde é torcedor do Los Angeles Kings e do New Orleans Saints.
Read more