Confira o resumo completo de mais um dia do maior torneio continental do basquete europeu
Depois de um final de semana recheado de jogos e marcado por diversos recordes, o EuroBasket 2025 retornou nesta segunda-feira (1) com seis ótimos confrontos. Com direito a grandes estrelas da NBA em quadra e fim de invencibilidade da anfitriã Finlândia, a rodada afunilou ainda mais a briga por vaga nas oitavas de final. Confira os resultados de mais um dia de EuroBasket abaixo!
Em um confronto direto decisivo pela última vaga do Grupo B, Montenegro deu um grande passo rumo ao mata-mata. A partida foi equilibrada, com direito a dez trocas de lideranças e oito oportunidades em que o placar esteve empatado. Entrando nos cinco minutos finais da partida, a vantagem era dos suecos. No entanto, o armador Kyle Allman apareceu de maneira decisiva para virar o placar com dez pontos consecutivos. Ele estava zerado até o último momento em questão.
📊 23 PTS I 15 REB I 4 BLK I 40 EFF
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
😎 Welcome to Vucevic Clinic: Vooch controlled the paint as Montenegro keep Round of 16 hopes alive! 🙌#EuroBasket pic.twitter.com/Y3A6triCvu
Nikola Vucevic, pivô do Chicago Bulls e grande destaque montenegrino, anotou um duplo-duplo imponente de 23 pontos e 15 rebotes, além de dois roubos de bola e quatro tocos. Já o armador Igor Drobnjak marcou 15 pontos e conseguiu a jogada mais bonita da manhã, batendo a bola por baixo das pernas de Matthias Markusson antes de completar a bandeja. Pelle Larsson, do Miami Heat, foi o cestinha geral do jogo com 28 pontos e sete rebotes.
Drobnjak passing through traffic 😮💨#EuroBasket pic.twitter.com/1kRXpaZkpN
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
Grande surpresa do EuroBasket até então, a Turquia é uma das quatro seleções ainda invictas, ao lado de Alemanha, Sérvia e Grécia. Mesmo em uma Arena Riga lotada de torcedores da Estônia, os já classificados turcos não deram chances aos adversários e venceram confortavelmente. Alperen Sengun teve mais um show particular, com 21 pontos, oito rebotes e cinco assistências.
Best big man in the game? 👀
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
Alperen Sengun leads undefeated Türkiye 🇹🇷 to another big win in Riga! #EuroBasket pic.twitter.com/USu2JizA32
Adem Bona, pivô do Philadelphia 76ers, conseguiu mais minutos e correspondeu à confiança do treinador Ergin Ataman, anotando 12 pontos, dois roubos de bola e dois tocos agressivos. Pelo lado da Estônia, que ainda briga com Portugal pela última vaga do Grupo, o armador Kristian Kullamae liderou com 16 pontos.
ADEM BONA IS JUST UNFAIR 😭#EuroBasket x @TBF pic.twitter.com/2bghZRf0xP
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
Por falar em invencibilidade, o excelente retrospecto da Alemanha esteve longe de sofrer um retrocesso nesta segunda. A atual campeã do mundo atropelou a pobre seleção da Grã-Bretanha, e os 63 (!) pontos de diferença constituíram a maior vitória do torneio até aqui. Líderes absolutos do Grupo, os alemães tiveram em Tristan da Silva, jogador do Orlando Magic que é filho de pai brasileiro o seu cestinha.
Franz keeps cooking 🧑🍳
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
Wagner keeps delivering in Tampere enjoying a double-double of 18 PTS & 10 AST in just 18min!#EuroBasket pic.twitter.com/HPZnaOvAG2
O ala teve 25 pontos e cinco rebotes. Franz Wagner, seu companheiro de time na NBA, teve um duplo-duplo de 18 pontos e dez assistências. Brilhando em mais um torneio internacional com a camisa da seleção, Dennis Schroder terminou com 19 pontos e cinco assistências. Já Oscar da Silva, irmão de Tristan, teve 13 pontos e seis rebotes.
Depois do susto da derrota para a Turquia na estreia, a Letônia conseguiu se reerguer e também garantiu vaga nas oitavas com a vitória sobre Portugal. Os donos da casa do Grupo A contaram, mais uma vez, com uma grande atuação de Kristaps Porzingis. O ‘unicórnio’ venceu o duelo individual contra Neemias Queta, seu companheiro de Boston Celtics nos últimos anos, e finalizou o duelo com 21 pontos e nove rebotes.
📊 21 PTS | 9 REB | 5 3PM | 3 AST
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
”MVP!” chants for KP in Riga as he leads Latvia 🇱🇻 to the W. pic.twitter.com/Em8ezxrQA5
Os lusitanos conseguiram competir no primeiro quarto, mas alguns arremessos de longa-distância de Porzingis ajudaram os anfitriões a criarem uma vantagem que não seria revertida. Queta também teve bom desempenho, com 16 pontos e sete rebotes. Na última rodada do grupo, os portugueses enfrentam a Estônia em um jogo decisivo onde quem vencer leva a vaga para o mata-mata.
Jogando em território finlandês, a Lituânia não só derrubou a invencibilidade dos adversários como também os ultrapassou na tabela e garantiu a classificação para a próxima fase. A Finlândia começou com tudo mas, ainda no primeiro quarto, os lituanos tomaram conta do duelo. A liderança permaneceu nos dígitos duplos durante boa parte do jogo, mas caiu para cinco na reta final.
📺 Lithuania booked their place in the Round of 16 with a victory over hosts Finland!#EuroBasket pic.twitter.com/snYRYbzfm0
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
Ignas Sargiunas conseguiu um toco determinante na reta final e os ‘visitantes’ conseguiram segurar a liderança, mesmo perdendo o último quarto. Jonas Valanciunas teve apenas oito pontos, todos marcados no primeiro tempo. A nota triste ficou por conta da lesão de Rokas Jokubaitis. Principal criador de jogadas da Lituânia, o armador, que vem fazendo grande competição, sentiu o joelho após uma queda no início do quarto período e precisou de ajuda para caminhar até os vestiários. Antes de deixar a quadra, anotou 16 pontos e nove assistências.
That's how you seal a win in front of a sell-out crowd 🤫#EuroBasket pic.twitter.com/y2vVG7Ydbe
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
Brilhante nas partidas anteriores, Lauri Markkanen, do Utah Jazz, viveu noite difícil. O ala-pivô até marcou seus 19 pontos e pegou 11 rebotes. Mas, acertou somente seis arremessos dos 17 tentados. A Finlândia também já assegurou a vaga nas oitavas.
Fechando o dia, a poderosa Sérvia não teve dificuldades para bater a já eliminada Tchéquia em Riga. Nikola Jokic teve apenas seis pontos e sete rebotes, mas arremessou apenas duas bolas em 18 minutos de ação. Já sem Bogdan Bogdanovic, que se lesionou e não joga mais no EuroBasket, Aleksa Avramovic (14), Filip Petrusev (13), Nikola Milutinov (11) e Nikola Jovic (dez) alcançaram os dígitos duplos em pontuação. Na última rodada, os sérvios encaram a Turquia em duelo que vale a liderança do grupo A.
Nikola Jokic vision is a JOKE.#EuroBasket x @KSSrbije 🇷🇸 pic.twitter.com/GQpy2qScVZ
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 1, 2025
Pelo lado da Tchéquia, destaque negativo para o péssimo campeonato de Vit Krejci. Principal nome do elenco, o jogador do Atlanta Hawks não marcou mais que dez pontos em nenhum dos quatro compromissos disputados, e acertou apenas três dos 22 arremessos que tentou no perímetro até então.
Suécia vs Montenegro | 81–87 |
Alemanha vs Grã-Bretanha | 120–57 |
Finlândia vs Lituânia | 78–81 |
Estônia vs Turquia | 64–84 |
Sérvia vs República Tcheca | 82–60 |
Portugal vs Letônia | 62-78 |
Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL e NFL, onde é torcedor do Los Angeles Kings e do New Orleans Saints.
Read more