EuroBasket 2025 começa nesta próxima semana e traz como principais atrações os grandes astros europeus da NBA
O EuroBasket 2025 promete ser um dos torneios mais estrelados da história do basquete europeu, com a presença de 20 das 30 franquias da NBA representadas. Bem como, a competição que será disputada em Chipre, Letônia, Polônia e Finlândia vai reunir verdadeiros gigantes do esporte. Entre os nomes confirmados estão campeões, MVPs e jogadores em ascensão que carregam a esperança de suas seleções.
Confira abaixo o Top 10 de atletas que prometem ser protagonistas no torneio.
Primeiramente, o três vezes MVP e campeão da NBA com o Denver Nuggets, Nikola Jokic ainda não conquistou uma medalha de EuroBasket. Depois da eliminação precoce da Sérvia em 2022, o pivô chega determinado a levar sua seleção ao lugar mais alto do pódio.
Serbia and Nikola Jokic have defeated all Slovenia, Germany, Greece and are UNDEFEATED in the preparation for #EuroBasket 2025 🔥 pic.twitter.com/AcJpgUJDZb
— BasketNews (@BasketNews_com) August 21, 2025
Por outro lado, o astro do Milwaukee Bucks já brilhou individualmente em outras edições, mas nunca conquistou medalha pela Grécia. Agora, Giannis Antetokounmpo chega em busca de encerrar um jejum de títulos que dura desde 2009 para os gregos.
Enquanto isso, campeão europeu em 2017, Luka Doncic tenta levar a Eslovênia de volta à glória. Sem Goran Dragic ao seu lado, o craque da NBA assume novamente o protagonismo absoluto, tentando evitar uma nova decepção como a eliminação precoce no EuroBasket 2022.
Com médias impressionantes nos jogos preparatórios, o ala-pivô do Utah Jazz chega como referência ofensiva da seleção finlandesa. Além disso, ao longo dos últimos campeonatos, Markkanen já soma mais pontos em EuroBasket do que estrelas como Giannis, Jokic e Doncic.
Lauri Markkanen is averaging 40.3 PPG on 68.6% FG, 53.8% 3PT in EuroBasket exhibition games:
— NBACentral (@TheDunkCentral) August 17, 2025
42 PTS, 12 REB, 3 3PM
31 PTS, 5 REB, 4 3PM
48 PTS, 9 REB, 7 3PM
(h/t @UnderdogNBA ) pic.twitter.com/53RlT9lr8t
Bronze no EuroBasket 2022 e ouro no Mundial 2023, Franz Wagner representa a nova geração da Alemanha. Ao lado do capitão Dennis Schroder na liderança do elenco, ele tem a missão de ser o rosto do futuro da seleção.
Logo após mais uma temporada de destaque no Houston Rockets, onde foi All-Star da NBA pela primeira vez, Sengun chega motivado ao EuroBasket. Dessa forma, o jovem pivô quer evitar uma repetição do décimo lugar de 2022 e sonha em devolver a Turquia ao pódio após 24 anos.
Pivô titular do Chicago Bulls, Vucevic está na fase final de sua carreira internacional e fará sua última participação em EuroBasket. Por fim, ele tem o objetivo de levar os montenegrinos às fases finais pela primeira vez, em sua quarta participação no torneio.
Conhecido como o “Unicórnio”, Porzingis luta contra as lesões, mas saudável é uma peça fundamental e o grande nome de sua seleção. Portanto, jogando em casa na fase de grupos, ele carrega a esperança da Letônia em busca de sua primeira medalha em quase nove décadas.
Atlanta Hawks fans have to be hyped with what they’ve seen from Porzingis in the Eurobasket prep games
— Point Made Basketball (@pointmadebball) August 16, 2025
He’s averaging 21 points over his last two GP, showcasing a lot of mobility and thriving as a shotmaking and playmaking offensive hub in the high post and from the perimeter pic.twitter.com/0y92JQh5pZ
Com mais de 40 jogos disputados no torneio, Valanciunas é um verdadeiro ícone do EuroBasket e o nome mais experiente deste top 10. Agora, ele será o líder experiente da Lituânia em uma edição marcada pela ausência de Domantas Sabonis. Valanciunas busca sua terceira medalha na competição.
Finalmente, encerramos a lista com o italiano Simone Fontecchio, que assume o protagonismo no Itália com a aposentadoria de outros atletas. Atualmente jogador do Miami Heat, ele busca recolocar a Itália no pódio após mais de 20 anos sem medalhas no torneio.
De qualquer forma, o EuroBasket 2025 será um espetáculo à parte para os fãs da NBA e do basquete internacional. Com sete All-Stars confirmados nos elencos europeus e seleções mais fortes do que nunca, o torneio promete momentos históricos e duelos épicos entre os maiores craques do basquete mundial.
Acontecendo antes da temporada regular da NBA, a competição também serve de ‘aperitivo’ para o que vem pela frente na campanha 2025-26 do melhor basquete do mundo.
Escreve sobre o que ama. Torcedor incondicional dos Patriots desde a temporada perfeita que não teve final perfeito. Um viciado em jogos de esportes desde seu finado PS1, é apaixonado também por Bruins, Red Sox e Celtics. Tem a felicidade de já ter visto todos os seus times de coração serem campeões. Sonha em um dia entrevistar pessoalmente seu maior ídolo, Patrice Bergeron.
Read more