Com mais uma grande atuação do ala dos Bucks, seleção grega volta a estar entre as quatro melhores da Europa e enfrenta Turquia na próxima fase
Dezesseis anos depois, a Grécia está de volta às semifinais do EuroBasket 2025. Na tarde desta terça-feira (9), a seleção grega entrou em quadra na Arena Riga, na Letônia, para encarar a Lituânia, em um clássico do basquete europeu. No fim, melhor para Giannis Antetokounmpo e seus companheiros, que venceram por 87 a 76 em um jogo truncado e avançaram no torneio.
Com o triunfo, os gregos vão em busca do tricampeonato e garantiram a vaga para enfrentar a Turquia na sexta-feira (12). Mais cedo, os turcos venceram a Polônia com uma grande atuação de Alperen Sengun, retornando às semis pela primeira vez desde 2001.
A princípio, Giannis adicionou mais uma performance de altíssimo nível ao seu histórico na atual edição do EuroBasket. Dominante como de costume no garrafão, conseguiu 29 pontos, seis rebotes e quatro roubos de bola. Muito por conta de seus esforços, a Grécia teve 20 pontos de contra-ataque contra apenas quatro dos adversários.
The Greek Freak (29 PTS, 6 REB, 4 STL) leads Hellas to their first Semi-Finals in 16 years!#EuroBasket pic.twitter.com/X2rktk2Bok
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 9, 2025
Desta vez, Giannis contou também com a ajuda de Vasileios Toliopoulos, que marcou 17 pontos em tarde (ou noite, no horário local) inspirada no perímetro, onde acertou três das quatro tentativas. Ainda na família Antetokounmpo, o irmão mais novo Kostas Antetokounmpo também brilhou. Foram apenas quatro pontos, mas também quatro tocos e o melhor plus/minus de todo o time, com 19 pontos positivos.
A Lituânia, por outro lado, contou com mais um bom desempenho de Jonas Valanciunas. O pivô do Denver Nuggets foi a principal opção ofensiva da seleção, principalmente nas jogadas no poste baixo. Assim, marcou 24 pontos e pegou 15 rebotes. A equipe, porém, sentiu falta de Rokas Jokubaitis, seu armador número 1.
O jogador do Bayern de Munique sofreu uma lesão no ligamento do joelho ainda na partida contra a Finlândia, pela fase de grupos, e deve ficar fora por pelo menos seis meses. Arnas Velicka, seu substituto imediato no time titular, brilhou contra a Letônia nas oitavas e viralizou na internet por sua semelhança com Alex Caruso. Além disso, terminou como segundo maior cestinha do time diante da Grécia, com 12 pontos, sete assistências e cinco rebotes. Porém, não foi suficiente para os lituanos.
*Lithuania's star guard out for the tournament.*
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 6, 2025
A guy named Arnas Velicka:
📊 19 PTS | 5 REB | 9 AST
#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/wXzhH4WZev
Motivada pelos gritos de apoio de sua torcida, que era maioria absoluta na arena, a Lituânia começou imprimindo um ritmo forte. Assim, abriu 7 a 0 com uma ótima sequência defensiva a partir das dobras em Giannis. O astro do Milwaukee Bucks, então, respondeu correndo na transição.
Toughest dude on the block.#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/TUOSAKPWeS
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 9, 2025
Depois que se recuperaram do início lento, os gregos passaram a dominar as ações. Antetokounmpo brilhava na área pintada, se impondo fisicamente e abrindo espaços para os companheiros no perímetro. As bolas de três pontos também começaram a cair e o primeiro período terminou com a vantagem de 24 a 19.
GIANNIS OH MY GOODNESS 🤐#EuroBasket pic.twitter.com/jqak03nJG6
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 9, 2025
Do lado defensivo, a Grécia conseguia amplo sucesso fechando as portas do garrafão. Com oito minutos por jogar no segundo quarto, Kostas Antetokounmpo já somava quatro tocos, que geravam pontos de transição. Mesmo com Giannis no banco, a equipe seguia implacável no perímetro, e abriu 11 de vantagem.
KOSTAS SENDS IT TO ROW 13#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/96d9iy5BFz
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 9, 2025
Os lituanos começaram a se recuperar quando Valanciunas entrou de vez no jogo. O pivô recebia de costas para a cesta e levava vantagem sobre praticamente todos os marcadores adversários, ajudando assim a diminuir a desvantagem. A defesa da Lituânia passou a negar a bola a Giannis, e bastou uma breve queda no aproveitamento do perímetro para que o jogo se equilibrasse novamente.
Velicka acertou uma bola de três pontos já na reta final do período e deixou o duelo em apenas um ponto. A seleção grega, contudo, respondeu bem e, com cinco pontos consecutivos, foi para o intervalo vencendo por 44 a 38.
Voltando dos vestiários, Giannis Antetokounmpo passou a apostar nos arremessos de meia-distância. E teve sucesso. O craque aproveitava os espaços cedidos pelos oponentes nas tentativas em questão e, rapidamente, devolvia a liderança grega aos dígitos duplos. A partida, então, se tornou extremamente física.
Greece got a good one coming up in Alexandros Samodurov. 🇬🇷#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/1SP1DLx6W1
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 9, 2025
Os dois quartos finais foram marcados pelo excesso de faltas de ambos os lados. E o ritmo pausado favorecia a Grécia, que já detinha a liderança e mostrava bom aproveitamento em suas idas à linha de lance livre. A defesa também permaneceu implacável até a reta final do último quarto.
Mesmo sem um ataque brilhante, a liderança ainda era de 16 em favor dos gregos. No fim, a Lituânia tentou uma investida final e, depois de cinco pontos consecutivos de Velicka, chegou a cortar a desvantagem para oito com cerca de um minuto no relógio. Mas, cedeu uma bandeja rápida a Toliopoulos logo em seguida.
VELICKA DOES NOT CARE#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/Ch4T2pgLK1
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 9, 2025
Diante da bonita festa que faziam os torcedores lituanos, foi a Grécia quem riu por último, garantindo seu lugar entre as quatro melhores seleções do EuroBasket 2025.
Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL e NFL, onde é torcedor do Los Angeles Kings e do New Orleans Saints.
Read more