Com mais uma boa atuação de Markkanen, nórdicos não tiveram dificuldades para despachar os adversários e confirmar classificação
Finlândia e Geórgia entraram em quadra nesta quarta-feira (10), na Arena Riga, em solo letão, para disputar uma vaga nas semifinais do EuroBasket 2025. Ambas as seleções surpreenderam na fase anterior, eliminando as favoritas Sérvia e França, respectivamente. Já nas quartas de final, melhor para a Finlândia, que controlou o jogo e venceu por 93 a 79.
Assim, os finlandeses alcançam a fase semifinal pela primeira vez em sua história. A melhor colocação havia sido um sexto lugar no distante ano de 1967, quando sediou o torneio. Agora, espera o vencedor do duelo entre Alemanha e Eslovênia, que acontece também nesta quarta.
Como vem sendo rotina no EuroBasket, a Finlândia foi novamente letal no perímetro. No fim, os nórdicos acertaram 17 dos 31 arremessos de três pontos tentados. Três deles vieram das mãos de Mikael Jantunen, que liderou a equipe com 19 pontos e cinco rebotes. Lauri Markkanen, estrela do Utah Jazz, apareceu em momentos cruciais do confronto e se destacou dos dois lados da quadra, somando 17 pontos, seis rebotes e quatro tocos.
O banco de reservas finlandês, melhor da competição até o momento, também apareceu muito bem mais uma vez. Edon Maxhuni contribuiu com 15 pontos, e o afiado Sasu Salin teve 14 pontos e sete rebotes, acertando quatro das seis tentativas do perímetro. Uma das grandes promessas do basquete europeu, Miika Muurinen marcou sete pontos.
Pelo lado da Geórgia, Sandro Mamukelashvili ficou em quadra por 39 dos 40 minutos de jogo e conseguiu 22 pontos. O ala-pivô do Toronto Raptors contou com a ajuda do veterano Duda Sanadze, que anotou 19 pontos e cinco rebotes. Tornike Shengelia (18 pontos e cinco rebotes) e Goga Bitadze (14 pontos e seis rebotes) também vinham tendo boas atuações, mas acabaram expulsos no último quarto após faltas duras.
O início do confronto acabou marcado pela pressão das duas defesas, que se sobressaíam sobre os ataques e mantinham o placar tímido. Em pouco tempo, no entanto, a Finlândia começou a dominar as ações. Rodando bem a bola e encontrando bons arremessos do perímetro, rapidamente elevaram a vantagem aos dígitos duplos.
Finland 🇫🇮 have come out FIRING 🔥
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 10, 2025
Finns have made SIX triples in the first quarter.#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/YbLBjgT64U
Ao fim do primeiro quarto, a liderança já estava na casa dos 13, e os finlandeses continuavam impecáveis nas bolas de três pontos. Murinen veio bem do banco, sempre com muita energia, e protagonizou uma belíssima enterrada para levantar os torcedores que compareceram ao ginásio na Letônia.
This kid is still in high-school. 🤯
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 10, 2025
Markkanen to Muurinen for the reverse alley-oop!#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/vbGdoMgEqc
Do outro lado, apenas Shengelia conseguia criar oportunidades no ataque georgiano, e tentava manter a seleção na cola do placar. Porém, os nórdicos passaram a forçar erros dos adversários e logo ampliaram ainda mais a liderança. Assim, venciam por 20 quando Sanadze acertou um belo arremesso triplo no estouro do cronômetro, deixando o marcador em 57 a 40 no intervalo.
Duda Sanadze finishes the first half in Riga with a #TissotBuzzerBeater! 🚨🇬🇪 pic.twitter.com/LLFJFg2F9D
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 10, 2025
A segunda etapa seguia um ritmo semelhante ao dos quartos anteriores. Markkanen brilhava no ataque e também na defesa, tomando conta do garrafão, e seus companheiros continuavam calibrados. Com muita movimentação, em especial no perímetro, a Finlândia conseguia sucesso nas ações ofensivas. Sempre que a Geórgia ameaçava encostar, o técnico Lassi Tuovi parava o jogo e encontrava uma resposta.
Lauri Markkanen is a 99 OVR in EuroBasket 2K25. 🎮 pic.twitter.com/2lJdAHa8cK
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 10, 2025
Bastaram alguns minutos de descanso do ala do Jazz para que o cenário se transformasse. Com a saída do craque, os georgianos passaram a ter sucesso no garrafão, especialmente com a dobradinha Shengelia/Bitadze. No último lance do terceiro quarto, o time forçou um turnover a partir da marcação quadra inteira e diminuiu a desvantagem para nove pontos.
Já no período final, voltou a aproveitar os turnovers e deixou o jogo em seis pontos após a finalização de Mamukelashvili no contra-ataque. Desconcentrados, os finlandeses pareciam sentir o momento. Até que dois lances cruciais seriam suficientes para garantir a manutenção da liderança. Primeiro, após uma posse ofensiva que parecia condenada, o armador Miro Little acertou um arremesso de muito longe, nos últimos segundos, marcando seus únicos três pontos no duelo e encerrando uma seca de mais de um minuto.
GEORGIA ARE BACK.
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 10, 2025
Mamu steals and finishes to make this a 6-point game!#EuroBasket pic.twitter.com/g5WX82tlZY
Em seguida, na briga por um rebote de ataque, Bitadze desferiu uma cotovelada em Jantunen e acabou expulso do jogo com cerca de sete minutos por jogar. Rapidamente, a Finlândia aproveitou para disparar na frente novamente, com 14 pontos de vantagem. A Geórgia ensaiou uma nova reação, mas os oponentes esquentaram mais uma vez no perímetro e selaram a classificação.
Goga Bitadze has been ejected from the Georgia-Finland EuroBasket quarterfinals matchup after he swung his elbow high and caught Mikael Jantunen in the face.
— ClutchPoints (@ClutchPoints) September 10, 2025
The foul was upgraded to an unsportsmanlike foul.
Good or bad call? 🤔
(via @EuroBasket)pic.twitter.com/wFAmiLpCZO
Ainda haveria tempo para mais uma expulsão, agora de Shengelia. Já com quatro faltas, o ala do Barcelona cometeu uma infração dura em Maxhuni e acabou desqualificado por conduta antidesportiva, partindo para os vestiários já com a eliminação consumada.
Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL e NFL, onde é torcedor do Los Angeles Kings e do New Orleans Saints.
Read more