Superior do inÃcio ao fim, atuais campeões mundiais contaram com grande atuação ofensiva para despachar Markkanen e companhia
Atual campeã do mundo, a Alemanha continua empilhando grandes resultados nos torneios internacionais de grande expressão. Nesta sexta-feira (12), garantiu uma vaga na final do EuroBasket pela primeira vez desde 2005. Para isso, bateu a Finlândia, uma das surpresas da competição, pelo placar de 98 a 86.
Em busca do bicampeonato no EuroBasket 2025, os alemães agora esperam o vencedor do confronto entre Grécia e Turquia, que acontece também nesta sexta-feira (12), a partir das 15h (horário de Brasília).
Grande nome das conquistas recentes da Alemanha, Dennis Schroder mostrou mais uma vez seu poder de decisão. O armador conseguiu um duplo-duplo de 26 pontos, 12 assistências (recorde histórico em uma semifinal de EuroBasket) e cinco rebotes, orquestrando o potente ataque da equipe. Franz Wagner, seu fiel escudeiro no protagonismo, veio logo em seguida, com 22 pontos, sendo 20 deles anotados ainda no primeiro tempo. O companheiro de Orlando Magic, Tristan da Silva, também apareceu muito bem, com 13 pontos.
Dennis Schroder (26 PTS, 12 AST, 5 REB) leads Germany to the Final, as they stay undefeated at #EuroBasket 2025. pic.twitter.com/hSKG562zZT
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 12, 2025
Decisivo na partida contra a Eslovênia, pelas quartas de final, Daniel Theis também teve boa atuação. Foi mais um a anotar um duplo duplo, dominando o garrafão com dez pontos e 11 rebotes. Isaac Bonga contribuiu com dez pontos e cinco rebotes, além do brilhante trabalho defensivo.
Do outro lado, Lauri Markkanen, principal craque finlandês, esteve abaixo do que vinha produzindo até o momento. Assim, anotou 16 pontos e oito rebotes, acertando apenas seis dos 17 arremessos tentados. Em compensação, o banco da seleção, um dos melhores do EuroBasket, apareceu bem novamente.
Olivier Nkhamoua liderou com 21 pontos e nove rebotes, com 75% de aproveitamento geral e 100% nos lances livres. Sempre com muita energia, o promissor Miikka Muurinen conseguiu 12 pontos. Mesma marca de Mikael Jantunen, titular e cestinha da equipe no confronto contra a Geórgia, na fase anterior.
Os primeiros minutos do confronto foram acelerados, e marcados pelo excelente trabalho de ambos os ataques. Com muitos cortes para a cesta e bolas de três pontos, as duas seleções proporcionavam um excelente jogo aos torcedores presentes na Riga Arena. Wagner e Markkanen, em especial, se destacavam com enterradas plásticas. No fim do primeiro quarto, os alemães lideravam por 30 a 26.
Greatest players of all time:
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 12, 2025
– Michael Jordan
– LeBron James
– Lauri Markkanen in a Finland jersey#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/ZLnuJ4Z2cB
Já no início do segundo quarto, a Alemanha adotou uma postura defensiva mais agressiva, e começou a colher os frutos. A equipe conseguia forçar turnovers e corria em transição com facilidade, aumentando a vantagem no marcador. Do outro lado, até mesmo as bolas de três pontos haviam parado de cair.
E se a Finlândia estava fria, os atuais campeões do mundo não poderiam estar mais quentes. Com uma verdadeira chuva de arremessos de três pontos certeiros, conseguiu chegar aos 18 de vantagem. Foram cinco bolas triplas para os alemães, sendo três de Wagner.
Além dos arremessos do perímetro, a equipe conseguia também muitas idas à linha de lance livre, com os adversários ultrapassando o limite de faltas antes mesmo da metade do quarto. Os finlandeses só conseguiriam uma breve recuperação na reta final, especialmente pelas mãos de Nkhamoua, que com grandes jogadas individuais conseguia garantir pontos importantes, somando sete no quarto. Ainda assim, foram aos vestiários perdendo por 61 a 47.
This is the "Wagner" game.
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 12, 2025
Franz Wagner drops 20 points at the half for Germany 🇩🇪#EuroBasket pic.twitter.com/fDQyUDyHuL
Voltando do intervalo, os nórdicos conseguiram retomar um bom ritmo ofensivo. No entanto, seguiam sem respostas para o ataque dos oponentes. O melhor momento no duelo veio justamente no terceiro quarto, quando a defesa, finalmente, conseguiu acumular boas jogadas em sequência, adotando uma estratégia de marcação em zona.
Diferentes pontuadores passaram a contribuir e, aproveitando os rebotes ofensivos, a Finlândia remou e diminuiu a desvantagem para seis pontos após um arremesso triplo de Edon Maxhuni. Depois de quase três minutos sem pontuar, a Alemanha conseguiu descontar em uma bela bandeja de Schroder, e partiu para o último quarto liderando por 81 a 73.
A expectativa para o período final era alta, mas os ataques, que vinham brilhando até o momento, entraram em uma seca. As duas seleções conseguiam pontos apenas a partir dos lances livres. E assim, a vantagem alemã acabou aumentando novamente. Já com o confronto se encaminhando para a reta final, uma sequência de jogadas que se repetiu praticamente ao longo de todos os quartos aconteceu pela última vez para decretar o triunfo dos campeões mundiais.
Miikka Muurinen is the ultimate higlight machine.#EuroBasket | #MakeYourMark pic.twitter.com/OKRnWnWreG
— FIBA EuroBasket (@EuroBasket) September 12, 2025
Com cerca de quatro minutos e meio restantes, Jantunen acertou um arremesso do perímetro e diminuiu o prejuízo finlandês para 12. Já na posse seguinte, porém, Schroder respondeu na mesma moeda com um lindo stepback, e levou a liderança aos 15 novamente. Já sem forças para reagir, a Finlândia esbarrava na fortíssima defesa dos alemães e, dessa forma, encerrou sua participação no EuroBasket confirmando a queda nas semis.
Mineiro, jornalista e completamente viciado em futebol e basquete. Começou a se interessar pelo basquete assistindo vídeos de Allen Iverson e Tony Parker, mas se apaixonou de vez pelo esporte e pelo Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki em 2008. Tem também um carinho especial por NHL e NFL, onde é torcedor do Los Angeles Kings e do New Orleans Saints.
Read more